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A Importância da Nutrição na Atividade Física

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Ter uma alimentação adequada é um fator essencial para quem pratica atividade física regularmente, pois é com alimentação corretaque se consegue os nutrientes necessários para suprir as necessidades do esportista, ajudando a melhorar o tempo de recuperação,minimizando os riscos de lesões e garantindo a correta reposição dos estoques de energia, além de evitar a fadiga muscular.

Contudo se o consumo de nutrientes não for atingido adequadamente,a recuperação pós-treino ficará prejudicada, podendo ocasionar problemas futuros à saúde. Logo, é fundamentalter o auxílio de um nutricionista para analisar quais alimentosdevem ser introduzidos no plano alimentar, objetivando atingir o desempenhoesperado sem carências nutricionais.

É importante ressaltar que o plano alimentar deve ser personalizado, pois só assim atenderá de maneira eficaz todas as necessidades do praticante de atividade física.  Para o desenvolvimento deste plano alimentar, diversos fatores do cotidiano devem ser analisados, como os dias de treino, tipos de exercício, tempo da atividade física, rotina diária, percentual de gordura corporal, percentual de massa magra, entre outros.

A ingestão hídrica é outro itemimprescindível que carece de atenção, já que a atividade física favorecea sudoreseocasionando uma perda superior de água e sais minerais. Se o exercício não ultrapassar o tempo de sessenta minutos, a água é a melhor opção.Se a atividade física visar a alta performance e o tempo for superior a sessenta minutos, a melhor opção são as bebidas com repositores hidroeletrolíticos, pois vão repor os eletrólitos perdidos na transpiração. A quantidade de líquidos também deve ser calculada, pois é diferente para cada indivíduo, levando sempre em consideração o clima da cidade onde será realizado o treino.

Quando se fala de alimentação pré-treino, o recomendado é não iniciar umaatividade com o estômago totalmente cheio, pois pode diminuir a performance e até trazer consequências desagradáveis, como indigestão, náuseas e até vômitos. Porém,estaremjejum tambémnãoé oindicado neste momentoonde se realiza um grande esforço físico.Logo, a alimentação pré-treino é de suma importância, tendo como objetivo principal fazer com que o esportista possa alcançar todo seu potencial durante o exercício.

Na alimentação pré-treino, priorize os carboidratos (pão ou bolo simples, barra de cereais, géis de carboidrato, frutas) e dispense as proteínas (leite, queijo, iogurtes) e as gorduras em geral. Isto melhora a absorção dos carboidratos, que são essenciais para este momento, pois garantem energia para a hora do treino.

Não menos importante, a alimentação após o exercício fornece nutrientes necessários para recuperar o tecido muscular, sendo necessário comer nos primeiros 30 minutos após aatividade. Se não for possível ingerir alimentos sólidos nos primeiros 30 minutos ou se não houver alimentos disponíveis, recomenda-se beber 2 copos de uma bebida esportiva. Pois hidratar-se após a atividade física é igualmente necessário.

Para uma melhor recuperação pós-treino,usa-se um combinado de carboidratos e proteínas, que são primordiais para recompor o tecido muscular. As proteínas estão presentes em alimentos de origem animal, como queijos, iogurtes, leites, carnes.

O uso de suplementos é uma realidade comum aos que praticam algum tipo de exercício. A suplementação é muito importante quando usada de maneira correta, com a finalidade de complementara alimentação e suprir alguma carência nutricional. Porém, muitos desportistas estão os ingerindo de forma inadequada, pois o uso desordenado destes produtos pode ocasionar sérios danos à saúde, especialmente a longo prazo, levando a disfunções renais e hepáticas. Logo, é de suma importância que a suplementação seja prescrita por um profissional capacitado.

Para uma melhor qualidade de vida e desempenho na atividade física procure um nutricionista, e alcance assim suas metas e sonhos



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