1512Fri2017

Última atualização12:10:42 AM GMT

  • Clipes

  • Programas

Sample image Sample image Sample image Sample image Sample image Sample image
Sample image Sample image Sample image Sample image Sample image
Voltar Mestres e discípulos

Mestres e discípulos

  • PDF

Não aprendemos sozinhos. Há sempre alguém para nos ensinar e, algumas vezes, não é pensando em nosso bem. Aprendemos com nossos pais, nossos avós, nossos parentes, nossos amigos. Nem todos estão preparados para nos ensinar a trilhar caminhos corretos.

Um rapaz me procurou e disse-me com raiva: “Não suporto nem meu pai nem minha mãe”. Surpreendi-me. Eu era um pouco mais velho do que ele, crescemos juntos. Seus pais eram gente comum, simples. O que me contou dos pais me deixou estarrecido. Ele me disse: “Meu avô é o meu pai. Todos os dias converso com ele. Serei homem como ele”.

Quem tem a responsabilidade de nos ensinar, em algumas circunstâncias, não está capacitado. Às vezes por ignorância, outras por ter um caráter distorcido.

Não podemos desconsiderar que há indivíduos com valores tortos e não veem nenhum problema em repassar esses maus hábitos àqueles que estão sob sua influência. Há irmãos mais velhos que enveredam por sendas tenebrosas e não se acanham em levar com eles seus irmãos menores. Os presídios têm vários casos assim.

A figura do mestre, do mentor, é fundamental para se construir uma vida bem alicerçada. Como é precioso ouvir bons conselhos. Vidas são salvas graças à intervenção de “bons anjos” que cruzam nosso caminho.

Outra história antiga de que me lembro, foi-me contada por uma amiga. Um rapaz, noivo, casamento marcado, interessou-se por uma menina. O irmão, amigo do rapaz, serviu de alcoviteiro e tentou convencer a menina a sair com o rapaz comprometido. A menina vacilou, mas conversou com sua professora da escola. A professora mostrou-lhe o rumo errado que tomaria se se deixasse convencer pelo rapaz e o irmão. Disse mais: “O rapaz não gosta de você e sabemos o que ele quer; mas mais perigoso é seu irmão que também não a estima e não consigo atinar com as intenções dele”. A menina ouviu a professora e, um ano depois, precisou sair de casa por causa da perseguição do irmão.

Não aprendemos sozinhos, mas além de nossos pais precisamos saber escolher aqueles a quem daremos ouvido. Discernir o bom professor, o bom amigo, o bom confidente é bem mais complexo do que podemos imaginar.

Na igreja temos um mestre: Jesus Cristo. Somos seus discípulos sem reserva. Podemos saber exatamente o que ele deseja para nossa vida esquadrinhando a Bíblia Sagrada. Muitos servos de Deus, a começar pelos pastores, dedicam-se a ensinar como saber a vontade de Deus para nossas vidas.

A igreja põe à sua disposição várias formas de aprender a conhecer a Bíblia: a Escola Dominical, os cultos, os Pequenos Grupos, as uniões de treinamento... Além das estruturas montadas pela igreja, há várias pessoas prontas para ensinar a desvendar os “segredos” da Bíblia.

Quer ser um discípulo de Jesus (o verdadeiro mestre)? Venha à PIB Recreio. Vamos nos sentir muito felizes em recebê-lo e orientá-lo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Newsletters

Inscreva-se para receber
os nossos informativos!

Por favor, insira seu email abaixo.