1512Fri2017

Última atualização12:10:42 AM GMT

  • Clipes

  • Programas

Sample image Sample image Sample image Sample image Sample image Sample image
Sample image Sample image Sample image Sample image Sample image
Voltar O que é HPV?

O que é HPV?

  • PDF

Dra. Flávia Masson
HPV é um virus (herpespapovavirus) que se subdivide em grupos diferentes, causando doenças ginecológicas, tais com condiloma acuminado (verrugas genitais) e câncer de colo de útero.

A  CONTAMINAÇÃO:
O HPV PODE SER CONTRAÍDO PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DE RELAÇÕES SEXUAIS ,VASOS SANITÁRIOS e ROUPAS CONTAMINADAS.

MANIFESTAÇÕES:
As manifestações clínicas do grupo do condiloma acuminado acontece  através de lesões verrugosas, principalmente em regiões vulvares e perianal.

Lesões verrugosas pelo Vírus HPV
Já as manifestações clínicas do grupo causador do câncer de colo de útero não acontecem clinicamente, porque é um achado no exame de preventivo (Exame de papanicolau).

O Diagnóstico:
O diagnóstico e feito através de:

- Exame físico, em que se constatam as lesões genitais;

- Exame de preventivo, que, se sugestivo de lesões por  HPV ou NIC ( Neoplasia intra- epitelial), solicita-se outro exame que é conhecido como colposcopia com biópsia (diagnóstico definitivo).

COMO SE PREVENIR:
A prevenção da doença deve ser feita com cuidados básicos, tais como: relações sexuais protegidas com uso de preservativo, uso individual de roupas, principalmente toalhas, evitar uso de vasos sanitários que não são devidamente higienizados.

Vacina : Devem ser vacinadas principalmente as mulheres entre 9 e 26 anos e que ainda não tenham se contaminado.

O TRATAMENTO:
O tratamento das verrugas é realizado com aplicação de ácidos , que deve ser aplicado somente em consultório pelo próprio médico.

O tratamento das lesões precursoras do câncer de colo de útero é realizado de acordo com o seu grau, que pode ser desde o uso de creme ginecológico somente, até o cirúrgico, que é CAF (cirurgia para retirada da  parte do colo do útero que está comprometida) e, no caso do câncer de colo de útero propriamente dito, o tratamento é feito de acordo com  seu estágio, que pode ser cirúrgico ou com radioterapia.



Dra. Flávia Masson


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Newsletters

Inscreva-se para receber
os nossos informativos!

Por favor, insira seu email abaixo.