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13 dicas para empresários em tempos de crise

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1- O MOMENTO É DE CAUTELA, NÃO DE DESESPERO.

Seja cauteloso, controle sua ansiedade e não se desespere em momento algum. Essa  crise  vai  passar  e  quanto  mais você for sereno e trabalhar, mais rápido ela (a crise) terminará para você.

2- O MOMENTO É DE REALISMO E NÃO DE PESSIMISMO.

Uma coisa é ser realista, outra é ser pessimista. Quanto mais criativo você for,  mais  alternativas  você  terá para minimizar a crise em seu negócio. Lembre-se  que  muitas  boas  oportunidades  continuarão  existindo e você, dependendo da avaliação, poderá aproveitá-las.

3- REFORCE SUA ÁREA DE VENDAS. VENDER É A PRINCIPAL PRIORIDADE.

Lembre-se  que  se  uma empresa tem vendas, todo o resto é mais fácil de resolver.  Portanto,  em 2009, sugiro superdimensionar sua força de vendas, visando  fidelizar  os  atuais clientes e atrair novos parceiros. É o velho ditado: enquanto muitos estiverem chorando, você precisa vender lenços.

4- REDUZA CUSTOS FIXOS.

Custos   são  iguais  a  unha  e  precisam  ser  cortados  todos  os  dias, principalmente  nos  momentos  de  crise.  Reavalie seu orçamento, controle melhor  todas  as  despesas  e  corte/reduza  todos  os itens que não sejam essenciais. Lembre-se que você vai precisar ter custos baixos para disputar um mercado muito  concorrido.

5- CONTINUE INVESTINDO EM MARKETING.

"Quem  não  se  comunica,  se  trumbica", dizia o Velho Guerreiro, o nosso saudoso  Chacrinha.  Neste  momento,  quando  a  maioria das empresas corta verbas   de   marketing,   minha   recomendação   é  que  você  reavalie  o benefício/custo  de  todas as alternativas de comunicação e não só mantenha como  até  mesmo  aumente  estes  investimentos. As vendas adicionais é que custearão estes valores.

6- COMPARTILHE A "CRISE" COM SUA EQUIPE.

Não  tente  resolver  tudo sozinho. Lembre-se que "uma andorinha só não faz verão".  Reúna  todos os seus principais colaboradores (se possível, toda a equipe)  e  converse  com  eles  sobre as ameaças e oportunidades. Solicite sugestões para aumentar  receitas e reduzir despesas.

7- REDUZA ESTOQUES DESNECESSÁRIOS.

Neste momento em que o custo financeiro está mais elevado e o crédito ainda mais escasso, possuir estoques elevados é totalmente incoerente. Avalie seu fluxo  de  negócios  e  reduza  os  seus  estoques (matéria prima, material secundário,  material  de expediente, produto acabado, etc.) para patamares mais adequados.

8- BUSQUE MERCADOS INEXPLORADOS OU POUCO EXPLORADOS.

Existem  ainda  em  nosso  Estado, no Brasil e mesmo em todo o mundo muitos mercados  potenciais  que  podemos  considerar  inexplorados ou ainda pouco explorados.  Converse  com sua equipe e, usando e abusando da criatividade, procure atingir estes mercados.

9- REAVALIE SEU FLUXO DE CAIXA.

Essa  crise  enxugou  o  crédito  no  mundo  inteiro  e  por  isso todas as organizações precisam ter um fluxo de caixa ainda mais detalhado e preciso. Adote  ações  para  antecipar a entrada de receitas e postergar o pagamento das  despesas.  Não  tenha  receio de procurar seus fornecedores e negociar novos prazos.

10- EVITE CONCENTRAR SEUS NEGÓCIOS EM UM OU POUCOS CLIENTES.

"Nunca  coloque  todos os ovos em uma mesma cesta". Você já deve ter ouvido essa  frase  dos  seus  pais e avós e eles estão cobertos de razão. É muito perigoso  concentrar  a  sobrevivência do nosso negócio baseada em ou mesmo meia  dúzia  de  clientes.  Procure  ampliar a sua clientela, o mais rápido possível.

11- REPENSEM SEUS INVESTIMENTOS.

Apesar  do  momento  ser  de cautela, é normal ficarmos receosos na hora de efetuar   novos  investimentos.  Porém,  as  boas  oportunidades  continuam existindo  e,  se  você  ficar  passivo  e pessimista, poderá perder ótimas oportunidades  de  negócios.  Nossa  sugestão  é que você pesquise, obtenha bastante informações e faça suas continhas. Se o negócio for bom, não  tenha receio de concretizá-lo.

12- EVITE A DEMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS.

Muitas  vezes  algumas  empresas,  quando  falam  em reduzir custos, pensam equivocadamente  em  demitir  funcionários.  Muitas  vezes  isso é um erro. Lembre-se  que,  atualmente,  é muito difícil formar uma boa equipe, que os custos  de  demissão  são  altamente elevados e o grupo, como um todo, fica preocupado e desmotivado. Demissão de funcionários, só em último caso.

13- REDUZA, SE NECESSÁRIO, SUA MARGEM DE LUCRO.

Essa  crise,  a  exemplo  de  muitas que já enfrentamos, vai passar. O mais difícil  será  o  ano  de 2009, principalmente o 1º semestre e por isso não tenha medo de trabalhar com margens de lucro  pequenas ou mínimas. Lembre-se que,  nestes primeiros meses do ano, o mais importante é manter a estrutura para permitir a  retomada do crescimento quando a crise for embora.



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