1512Fri2017

Última atualização12:10:42 AM GMT

Voltar Tecnologia Tecnologia verde

Technology

Tecnologia e sustentabilidade

Estamos cada vez mais consumindo produtos eletrônicos que por sua vez foram fabricados utilizando algum tipo de poluente.

Vivemos em uma sociedade altamente depdendente da tecnología, é tudo muito maravilhosos termos acesso a recursos a um clique do mouse, sistemas inteligentes capazes de dar aopoio a tarefas mais complexas como um super scanner que realizada uma varredura completa do paciente. Poderíamos refletir um pouco sobre todas essas facilidades do mundo moderno e tecnológico. É claro que pra tudo tem um preço, e esse preço pode ser muito alto e irreversível quando o assunto é o meio ambiente. Estamos cada vez mais consumindo produtos eletrônicos que por sua vez foram fabricados utilizando algum tipo de poluente, mas o fato é que a própria tecnologia que poderia reduzir a utilização de poluentes não está sendo utilizada na mesma velocidade de produção, o que pode estar acontecendo? Estudos demonstram que a velocidade de degradação é muito maior do que se pensa e que ao mesmo tempo o alerta é dado as autoridades.

É o momento de todos nós termos consciência e levarmos mais a sério quando formos jogar fora aquelas pilhas que não funcionam mais da máquina digital no lixo, quando formos nos desfazer daquele velho monitor CRT que foi substituído pelo de LCD, etc.

Estamos todos envolvidos, vamos acelerar esse processo de sustentabilidade e mostrar meios e soluções capazes de fazer diferença e recuperar o tempo perdido. Vamos usar as redes sociais para disseminar consciência, vamos fomentar o assunto e praticar a sustentabilidade.

As empresas precisam se tornar ambientalmente responsáveis para permanecerem no mercado.


Autor: Renato de Brito Nicodemos.
Referência Bibliográfica: http://idgnow.uol.com.br/blog/navedigital/2010/10/07/a-tecnologia-pode-contribuir-para-um-planeta-sustentavel/


Os Benefícios da Tecnologia Verde

O que é a Tecnologia Verde e quais são os seus benefícios?
Um termo tem sido presença constante em tecnologia da informação, Green TI ou TI verde, como tem sido chamada, é muito mais amplo do que se pode imaginar.

tecnologia verdeA tecnologia da informação verde implica em uma série de ações e práticas que são revertidas em economia para as empresas, empresas do porte da IBM utilizam em seus negócios. Uma das principais vantagens da TI verde é a economia de recursos de energia, fator que se deve em grande parte às tecnologias de virtualização e desenvolvimento de máquinas, cada vez menos dependentes e consumidoras de energia. Com pressões financeiras cada vez maiores, as organizações devem fazer "mais com menos", o que ocorre principalmente com a TI Verde. Só com a virtualização já é possível aplicar os princípios da TI verde, uma vez que a tecnologia permite o uso maximizado de uma menor quantidade de equipamentos.Uma dos benefícios que se obtém adotando os princípios da TI verde é a capacidade de gerenciamento e mobilidade ajudando a simplificar os ambientes de armazenamento de dados, e incluem consolidação, planejamento, implementação e teste de servidores. Melhorar a eficiência de energia do centro de dados atual através da otimização do sistema elétrico. Melhorando sua infra-estrutura de TI para relacionar melhor a estratégia de TI com os objetivos comerciais.

Mesmo com todos dedicando mais atenção ao tema ainda é preciso um esforço maior para que se chegue a um cenário favorável. Não basta pensar somente em equipamentos, mas sim em toda a gestão dos departamentos de tecnologia.



Fonte livre

Newsletters

Inscreva-se para receber
os nossos informativos!

Por favor, insira seu email abaixo.