1512Fri2017

Última atualização12:10:42 AM GMT

Technology

Não morda a isca

Não me considero a pessoa mais informada sobre fatos cotidianos, mas, mais uma vez estamos diante de acontecimentos de repercussão internacional, a morte a cantora Amy Winehouse e o massacre na Noruega. Assim que a noticia é divulgada, e com a velocidade dos meios de comunicação, principalmente via Internet e TV. A mesma chega quase que instantaneamente aos quatro cantos do planeta.

Por causa desta abrangência mundial combinada com a curiosidade humana este tipo de notícia torna-se a isca perfeita, pois tem um potencial de interesse muito grande, é a oportunidade que o criminosos da internet tem para tentar infectar milhares de computadores.

O processo é simples, chega um email provavelmente de um conhecido já infectado, trazendo com chamada alguma frase sensacionalista como se trouxesse fatos novíssimos para a mesma noticia. O email traz sempre um link para a suposta notícia ou foto, que uma vez sendo clicado leva para um site qualquer, ou para um site clonado de alguma instituição idônea, ou ainda para um formulário de cadastro de dados pessoais. Informado os dados o engano foi consumado, com toda certeza já foi feito o download do código malicioso que já se instalou no computador da vítima, ou os dados já foram pescados.

Phishing é o nome desta técnica criminosa de jogar uma isca principalmente via email, mas também pode ser enviado via mensagens de MSN, SMS´s, posts em blogs e tentar conseguir o maior  números de “peixes”.

O nome phishing vem do inglês “fish” que significa pesca.

As informações mais valiosas, os “peixes” para esse tipo de ataque são informações financeiras, como contas e senhas bancarias, dados do cartão de segurança vinculada a conta do banco, números completos de cartão de crédito, e informações cadastrais, como nome completo, filiação, identidade e CPF.

A intenção do cyber criminoso é sempre a mesma, usar as informações obtidas em atividades ilegais como: seqüestro de dados, roubo de identidade, roubo recursos financeiros, fraude em compras e toda sorte de idéia produzidas pela mente maligna.

Portanto povo de Deus, todo cuidado é pouco!

Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Mateus 10:16.


Andre Machado
Engenheiro de Infraestrutura de TI

Qual é o tablet certo para você?

Dicas CSmidia!
Descubra qual é o modelo de tablet que mais se adapta às suas necessidades e ao seu bolso.

Os tablets são a mais nova aposta da indústria tecnológica. Desde o lançamento do iPad, no início de 2010, a corrida dos tablets tem sido um dos maiores atrativos dos grandes fabricantes para conquistar novos usuários. O formato sedutor, que dispensa mouse e teclado, permite com que mesmo consumidores com pouca experiência no mundo da informática consigam realizar com precisão diversos tipos de tarefas.

Embora existam apenas três modelos sendo comercializados no Brasil, a expectativa é que, ainda em 2011, pelo menos outros quatro fabricantes desembarquem com seus produtos por aqui. Até mesmo o Governo Federal decidiu facilitar o acesso ao produto, isentando os aparelhos de impostos como PIS/Pasep e Cofins.

Porém, qual dos modelos disponíveis é o melhor para o seu perfil de usuário? O Baixaki e o Tecmundo analisaram as principais características de cada modelo e escolheram quais são as melhores opções de compra, de acordo com o seu perfil de usuário. Levamos em consideração, na nossa análise, os seguintes modelos: Apple iPad 2, Samsung Galaxy Tab II, Motorola Xoom e ASUS EEE Pad Transformer.


Infográfico: Diogo Saito.


Newsletters

Inscreva-se para receber
os nossos informativos!

Por favor, insira seu email abaixo.